quarta-feira, março 17, 2010

Como elaborar um bom CURRíCULO.

  • DICAS PARA ELABORAR UM CURRíCULO.
Tenha em mente que o currículo é o documento e utilizado para sua divulgação do profissional. Ele deve ser objetivo, conciso e claro. A função dele é provocar o interesse do recrutador em chamar você para uma entrevista. Assim seu currículo deve proporcionar uma leitura fácil, informacional e agradável.
Devem constar do seu currículo:

•Dados Pessoais – Nome, endereço, telefone idade e e-mail.

•Área de interesse: Seu objetivo calcado em sua experiência Profissional.

•Síntese das Qualificações: As atividades mais significativas desenvolvidas em sua vida profissional. Principais projetos que participou ou gerenciou, detalhe os resultados obtidos se possível com números ou percentuais. Seja enfático ao descrever sobre suas habilidades específicas e conhecimentos práticos

•Experiência Profissional: Atividades desenvolvidas nas empresas em que trabalhou. Não seja ser repetitivo. Para cada empresa deve constar o nome, segmento, cargos e as datas de início e de saída. As mais recentes devem vir em primeiro lugar. Mencione suas participações em programas de trainee

•Formação Acadêmica: O nome do curso, o nome da Universidade e o ano da formatura. Se possuir curso técnico informar desde que tenha similaridade com a graduação, ou seja, complementar.

•Cursos de Aperfeiçoamento: Cursos mais recentes e importantes.

•Idioma: Só informe, se avançado ou fluente.

• Experiências internacionais: Só experiências profissionais internacionais ou os estudos realizados.

• Referências: Nome, endereço, telefone e e-mail de dois ex-gestores, ou clientes, ou pessoas formadoras de opinião ou ainda seu consultor de recursos humanos. Lembre-se de pedir às pessoas autorização, para a inclusão do nome delas, em seu currículo como fontes referenciais.

Cuidados:
1. Não informar números dos documentos de identidade;
2. Se jovem ou com pouca experiência profissional informe a sua área de seu interesse, defina a área objetivamente não coloque várias áreas de interesse
3. Experiências no mercado informal devem ser divulgadas, assim como trabalhos voluntários e sociais que agregaram experiências profissionais a seu perfil de qualificações.
4. Não é necessária capa, folha de rosto ou pasta.
5. Se o currículo for enviado por e-mail, utilize programas simples tipo Word, preferencialmente colados na mensagem. Não protegidos por senhas se anexados. Evite letras e formatações fora do convencional.
6. Procure economizar seu dinheiro e o tempo do recrutador.
7. O currículo deve ter máximos 2 folhas, impressas em só uma das faces.
8. Se fez pós-graduação deve ser informado acima da graduação, usando-se o mesmo principio para o mestrado que deve ser informado acima da pós-graduação.
9. Não minta jamais. Tenha memorizado todos os detalhes do currículo.
10. Não date ou assine o curriculo.
11. Erros de português são inadmissíveis.
12. Se estiver atendendo um anúncio ao enviá-lo por correio ou e-mail, acompanhe-o de uma pequena carta.

Carlos Fonseca Vagas e Oportunidades


  • Caso queira passar a receber diária, gratuita e automaticamente, via yahoo, estas vagas, proceda conforme abaixo:Acesse
http://br.groups.yahoo.com/group/emprego/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho!!
Deixe seu comentário !!!